sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Revista Critica Social


84 | 2009 : Os desafios da economia solidária

A economia solidária: Um movimento internacional
Jean-Louis Laville
p. 7-47

22
mesmo problema os catadores do Brasil

Estes dois exemplos têm sido alvo de avaliações diferenciadas. No que diz respeito às cooperativas de reciclagem na Colômbia, o estatuto de empregado adquirido pelos trabalhadores, com um uniforme, segurança social, seguros, bem como a integração num colectivo, têm efeitos de melhoramento dos quadros de vida e de trabalho, ajudam a sair de um verdadeiro apartheid social. Porém, o percurso das cooperativas revela todas as dificuldades: o individualismo tradicional do meio, as delimitações das responsabilidades com as organizações não governamentais, cujo apoio é indispensável, mas cuja intervenção pode ser percebida como uma ingerência por parte dos associados, o confronto com um processo de privatização e de racionalização da recolha que oferece oportunidades e, ao mesmo tempo, corre o risco de beneficiar as empresas de dimensão superior, a necessidade de alianças com o sector privado que daqui resulta, com os riscos de absorção que lhe estão ligados. Como afirmou um gerente da Rescatar, uma das principais cooperativas, num encontro nacional: “A economia é global e universal. As mesmas privatizações que conhecemos na Colômbia também se fazem na Venezuela, no Equador, no Peru. Estamos no século XXI e continuamos a trabalhar como em 1900. Temos cem anos de atraso! Competimos em condições desiguais, com as nossas carroças, ao passo que as empresas de limpeza possuem veículos americanos e europeus de duzentos milhões de pesos. Desta maneira, não podemos ser concorrenciais. Temos de aprender a desenvolver projectos”.8
mais a necessidade que a solidariedade determinam as ações 25


Antecedentes e expressões atuais da economia solidáriaLuiz Inácio Gaiger
p. 81-99
keynesiana - Pleno emprego -> mercado sozinho não se autoregula -> A teoria atribuiu ao Estado o direito e o dever de conceder benefícios sociais que garantam à população um padrão mínimo de vida como a criação do salário mínimo, do seguro-desemprego, da redução da jornada de trabalho (que então superava 12 horas diárias) e a assistência médica gratuita.  "Estado de bem-estar social",  obra de John Maynard Keynes em que o keynesianismo é explanado de forma completa é a Teoria geral do emprego, do juro e da moeda, publicado em 1936.
endógena - que cresce para dentro
anátema - pior excomunhão, maldição, condenação, execração.
excisão - Golpe profundo ou corte que se  para amputar ou separar.
dialética x monolitica - eu dialogico x duro rigides imutavel
Axiológico é tudo aquilo que se refere a um conceito de valor ou que constitui uma axiologia, isto é, os valores predominantes em uma determinada sociedade




quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

CANAL CES ALICE Interviews


esse Krenak é bamba!!!
CANAL CES ALICE Interview 29: Ailton Krenak é um militante indígena dos direitos humanos. Nasceu em 1953, no Vale do rio Doce, Minas Gerais, pertence à etnia Krenak. Em 1987, no contexto das discussões da Assembleia Constituinte, foi autor de um gesto marcante, logo captado pela imprensa e que comoveu a opinião pública: pintou o rosto de preto com pasta de jenipapo enquanto discursava no plenário do Congresso Nacional, em sinal de luto pelo retrocesso na tramitação dos direitos indígenas. Fundou e dirige no Núcleo(...)

gostei muito deste A intuição é a base do conhecimento?
CANAL CES A Ideia do Inter-Munthu19-10-2016 A Ideia do Inter-Munthu
Parece haver "consenso" no objeto de interação necessária entre o "norte" e o "sul" : crítica ao neoliberalismo, novas democracias, o anti/neo/pós-colonialismo, utopias sociais, etc. Mas será que batemos na porta certa na convocatória ao sujeito do sul? Ou ainda sofremos os resquícios da antropologia colonial e do "unanimismo" denunciado por Hountondji nesta busca do sujeito dos saberes?


é uma história esta mulher
CANAL CES Conversas do Mundo - Alice Mabota e Boaventura de Sousa Santos: As “Conversas do Mundo” colocam frente a frente homens ou mulheres de origens diversas que partilham a luta pela dignidade humana e a reflexão sobre um outro mundo possível e necessário. Esta



Esta menina é fogo, gostei
O individual e o coletivo na resolução das desigualdades. Os contributos da Economia Solidária: Não há dúvida de que as desigualdades, em particular a desigualdade de rendimentos, têm aumentado dentro dos países e ampliado a distância entre pobres e ricos e de que as crises económicas sucessivas estão na origem desses desequilíbrios. A Economia Solidária parece desempenhar múltiplos papéis no que respeita à questão das desigualdades. Uma delas é contribuir para se pensar a desigualdade à luz das possibilidades de reciprocidade e redistribuição em sociedade.

minha supervisora!

Consumo, hierarquias sociais e colonialidade económica: na contramão de uma banalização da consciência: O consumo ocupa hoje um lugar central na vida cotidiana e hoje disputa com o trabalho o lugar de referência na construção das identidades. Neste sentido, este seminário busca problematizar a relação entre o consumo e a naturalização de hierarquias sociais - de gênero, étnico-raciais, de classe, de identidade sexual -, questionando os limites de um discurso que apele à consciência, se mantida a perspectiva da distinção social no consumo. São debatidos também o mito do consumo como(...)


e se espalhasse
CANAL CES Sindicato, juventude e agroecologia na Amazônia Ocidental: O seminário apresenta resultados de pesquisa realizada pela Profª Manuela Cordeiro sobre a emergência de uma camada jovem de agricultores que prefere a cultura ecológica numa região dominada pela agroindústria. Sendo filhos de pioneiros que migraram na década de 1970 integrados numa política de colonização para avançar a fronteira agrícola, estes jovens destacam-se pela sua liderança num sindicato local de produtores rurais e pela sua participação em movimentos sociais mais amplos(...)



14-06-2017         

A violência na Colômbia é estrutural, complexa e multicausal. A partir da sua experiência de várias décadas no município de Samaniego, sul da Colômbia, zona de conflito aberto desde 1987, neste Seminário Aberto do Doutoramento Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas Harold Montufar Andrade fala do impacto das experiências locais de paz de que foi impulsionador.
Em Samaniego, o processo de negociação visando tecer uma paz local ancorada nos princípios de orçamento participativo, economia solidária, participação comunitária, conhecimentos situados, educação e buen vivir, demonstra que é possível passar da arma ao lápis, do conflito à guarda epistémica, do medo à educação que transforma, da existência à re-existência.

Encuentros y desencuentros entre la economía solidaria, las «otras economías» y la economía de mercado: Partindo de alguns estudos realizados sobre os efeitos negativos da crise económica no sul da Europa e sobre a emergência de iniciativas que procuram construir uma “economia prática” baseada nos princípios da equidade, do cooperativismo e da reciprocidade numa lógica não capitalista, o autor pretende abrir um espaço de debate e de reflexão sobre as condições que favorecem aquela emergên

Conversas do Mundo - Gladys Tzul Tzul e Boaventura de Sousa Santos: As “Conversas do Mundo” colocam frente a frente homens ou mulheres de origens diversas que partilham a luta pela dignidade humana e a reflexão sobre um outro mundo possível e necessário. Esta Conversa do Mundo tem duas partes.

CANAL CES Trabalho, capital e aquecimento global: mercados de carbono versus emprego climático


Uso simbólico del derecho en el campo jurídico chileno: el conflicto mapuche y el conflicto educacional: Este seminário discutiu parte do projeto de investigação doutoral sobre o “Uso simbólico del derecho: análisis en el conflicto mapuche y el conflicto educacional chilenos”, um dos conflitos mais relevantes no campo social chileno. Os dois casos em análise exemplificam como o direito exerce uma espécie de magia: constrói realidades sociais a partir de uma mera enunciação, ainda que esta enunciação possa ser feita de forma independente – situação que designamos de eficácia(...)

ECONOMIA SOLIDÁRIA


Encuentros y desencuentros entre la economía solidaria, las «otras economías» y la economía de mercado: Partindo de alguns estudos realizados sobre os efeitos negativos da crise económica no sul da Europa e sobre a emergência de iniciativas que procuram construir uma “economia prática” baseada nos princípios da equidade, do cooperativismo e da reciprocidade numa lógica não capitalista, o autor pretende abrir um espaço de debate e de reflexão sobre as condições que favorecem aquela emergência.






ENTREVISTAS CANAL ALICE

CANAL CES ALICE Interview 20: Thomas Wallgren é professor sénior de filosofia, Diretor dos Arquivos da von Wright e Wittgenstein da Universidade de Helsínquia, ex-presidente da NIGD, Secretário de “VK” (Vasudhaiva Kutumbakam - também uma parte do CI do FSM). Ele está interessado na dialética do Iluminismo.

CANAL CES ALICE Interview 26: Mª Ángeles Castaño. Doctora y profesora en Antropología Social en la Universidad de Sevilla. Ha desarrollado estudios sobre inmigración, relaciones interétnicas en las fronteras de Andalucía y sobre patrimonio cultural andaluz. Actualmente trabaja sobre interculturalidad, racismo y subalternidades en Andalucía desde la perspectiva de los estudios descoloniales, con atención al contexto mediterráneo. Entre sus investigaciones recientes: TOLERANCE. The semantics of tolerance and(...)


CANAL CES ALICE Interview 28: Boaventura de Sousa Santos (CES- Projeto ALICE/UPMS) entrevista Naomar Monteiro Filho (UFSB) no contexto do Fórum Social da Educação Popular, realizado em Porto Alegre em janeiro de 2016 no marco do Fórum Social Mundial. Nesta entrevista, os dois interlocutores conversam sobre experiências de renovação e refundação da Universidade, nomeadamente as transformações inovadoras da Universidade Federal do Sul da Bahia. A teoria e a prática em discussão pelos autores do livro

CANAL CES ALICE Interview 31: José Castiano é Doutorado em Sociologia pela Universidade de Hamburgo. Atualmente é Professor Associado de Filosofia da Educação da Universidade Pedagógica de Moçambique (UP). Ocupa, também, o cargo de Pró-Reitor para Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da UP. Entre os cargos desempenhados na UP, destacam-se a Direção Científica da Universidade, a direção do Centro de Estudos Pós-Graduados e a coordenação dos grupos de trabalho para a criação do Mestrado em Educação e do(...)


CANAL CES ALICE Interview 32: Nota biográfica: Marisa Matias é doutorada pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e foi investigadora do Centro de Estudos Sociais. As suas áreas de interesse incluem as relações entre ambiente e saúde pública, ciência e conhecimentos e democracia e cidadania. Atualmente é deputada no Parlamento Europeu.

CANAL CES ALICE Interview 33: Professor of Sociology, University of Warwick and Guest Professor of Sociology and History at Concurrences Centre for Colonial and Postcolonial Studies at Linnaeus University, Sweden, Gurminder K. Bhambra is Boaventura de Sousa Santos Chair in Social Sciences at the Faculty of Economics of the University of Coimbra, between November 7 and 11 2016. For the academic year, 2014-15, she was Visiting Fellow in the Department of Sociology, Princeton University and Visitor at the Institute for Advanced(...)



RESPOSTAS BOAVENTURA


¿De qué manera es posible transcender de la micropolítica a la macropolítica de las alternativas en el mundo para poder hacer un contrapeso al escenario anteriormente descrito [capitalismo salvaje global, pobreza, hambruna y concentración de riquezas]? (Paula, Argentina; Patricia, Bolivia)

CANAL CES Ask Boaventura #27: Pregunta: El paradigma científico separó a la naturaleza de la cultura y la sociedad, convirtiendo a la naturaleza en un recurso cuya explotación sustenta el sistema económico mundial. Desde la ecología de los saberes ¿cómo podemos descolonizar la relación del ser humano con la naturaleza para descolocarla del lugar de exterioridad e inferioridad y poder pensar en retroacciones mutuas, límites y equilibrios con ella?


CANAL CES Ask Boaventura #28: 21-01-2016 pregunta

Teniendo en cuenta que las “clases sociales” son un concepto central en las ciencias sociales y que tienen una raíz eurocêntrica, ¿cómo concibe las clases sociales desde las Epistemologías del Sur como sujeto y objeto de estudio?
(Alexander Trujillo Baca, Colombia; Edith Otero Quezada, Nicaragua; Jakeline Vargas Parra, Colombia)


CANAL CES Ask Boaventura #32: Pregunta: Considerando el potencial de la invitación de Boaventura (descolonizar nuestros pensamientos), y pensando que los efectos esperados de esta acción propenden a la transformación social, ¿Es posible hablar de una descolonización de la vida? Contemplando el poder y la capacidad de destruir de la lógica dominante en este sentido y las consecuencias del mismo en el tejido social. ¿Es posible que integremos al análisis de la descolonización del pensamiento el poder destructivo que tienen estas lógicas en la vida de las personas? En este marco: ¿Cómo cree Boaventura que se puede articular un puente entre los saberes populares, los saberes ancestrales para que estos sean igualmente dignos y valorados como respuesta desde el Sur? Finalmente, ¿cuál sería el rol de las ciencias sociales latinoamericanas en la descolonización del pensamiento? (Vivian Hinojosa, Bolivia; Rodrigo Lagos, Chile; Noelia Gutierrez, Argentina)

CANAL CES Ask Boaventura #35: Pregunta:
¿Cómo pensar el sur-global sin caer en la misma lógica hegemónica del norte-global? O sea ¿Cuáles son los mecanismos metodológicos posibles y aplicables a mantener un diálogo epistemológico entre el norte y el sur o entre sur-sur? (Daniel Casimir Elinet, México)


AULA MAGISTRAL

CANAL CES Epistemologias do Sul: desafios teóricos e metodológicos: Aula Magistral: Epistemologias do Sul: Desafios Teóricos e Metodológicos por Boaventura de Sousa Santos (CES) a 18 de março de 2016 no Auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

CANAL CES É possível aprender com o Sul anti-imperial? As aprendizagens globais da Alice: Aula Magistral:É possível aprender com o Sul anti-imperial? As aprendizagens globais da Alice por Boaventura de Sousa Santos a 2 de maio de 2016 no Auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra 

luciane Lucas Santos


05-05-2014      


Luciane Lucas apresentou uma comunicação intitulada "Territorialidade, Cosmovisão e Economia Indígena: espiritualidade e outras lógicas de organização material da vida", na qual abordou a cosmovisão Guajajara, trazendo, também, para o debate, algumas reflexões sobre a cosmovisão andina, evidenciando que estes sistemas de pensamento têm a contribuir para maior ampliação da conceção de direito e para a re-significação de conceitos até então nunca postos efetivamente em causa, tais como o de desenvolvimento, crescimento e distribuição de riqueza.
Élida Lauris fez uma reflexão crítica sobre as condições de desenvolvimento dos mecanismos de acesso à justiça, à luz de uma abordagem culturalista do direito e de uma proposta de um constitucionalismo transformador, no qual o conceito de autoridade está em disputa. Procurou articular a reflexão sobre a institucionalidade religiosa com as lutas pelo reconhecimento dos direitos constitucionais.

Master Class boaventura 2016
Master class  boaventura 2017

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

conceitos revisando aprendendo... a saber!!!

Porque não há mais espaço para eu acho... tanto que eu gosto... do p mim é assim... mas... fazer o que? kkkk

     
Epistemologia - ciência, teoria do conhecimento, blz e... como se sabe o que é saber... bem melhor
          -  kuhm lakatos popper filósofos da ciência

saber - um conhecimento adquirido de alguém, de algo, de uma experiência, uma reflexão, fazendo parte de um contexto.

ciência - conhecimento adquirido a partir de estudo e prática, com princípios definidos. por isso a neessidade de se utilizar a palavra ecologia das ciências, para não excluir, ciência da ciência.

Racionalidade econômica - atingir a máxima realização com mínimos meios, a escolha deve proporcionar um aumento do nível de vida com aplicação mais eficiente dos recursos disponíveis. um axioma (Mises) ou em principio falso (popper), pois fundamenta-se em decisões tomadas por agente humano, muitas vezes irracionais. isso não a nega, mas entende a interferência do agente humano e suas crenças e meio inserido, parece ter a ver como algo com bom senso, sendo melhor definido como um postulado ou um principio metodológico da racionalidade economica.

       - axioma - verdades inquestionáveis universalmente válidas, pela caída aprendi bem com o                    Mateus Cardoso? da Lic da turma da Carol Garcia.
 
       - postulado - uma sentença que não é provada ou demonstrada, e por isso se torna           óbvia ou se torna um consenso inicial 

       - fulcral kkk crucial kkkk rir é fulcral na vida


Sociologia econômica - um contraponto a racionalidade econômica, onde os atores interveem fazem parte de uma sociedade, a racionalidade é uma váriável, a sociedade volta ser a base, até mesmo para a tomada de decisão, não sendo mais centrada na economia e no mercado - Karl Polanyi, A grande transformação, um dos clássicos re-lidos. além dos clássicos marx, weber e dukehein

capital ou sociedade quem manda? quem merece prevalecer? é isso!

interseccionalidade

cisão

focault - sociologia da linguagem, micro? dos poderes



keynesiana

spinoza


soluçoes devem ser simultaneamente anticapitalismo, anticolonialismo, antipatriarcado - Boaventura Santos

Alteridade  o ser em existencia com os outros, não é ubunto, é uma visão menor de ubunto para mim. Na filosofia é o contrário de identidade, pois que a sua identidade sozinha não existe. Na antropologia éw sua essencia, uma vez que o conhecimento sobre a totalidade humana é perseguida e precisa de estudos de etnias e cultura, para entender as difernças.

discurso -
   
semiologia ciencia que estuda os simbolos para a vivencia social, ou seja, os simbolos e atos que se realizam envolvendo a atuação na sociedade.

semantica os significado das palavras, da coisa dita.

ethos - o que se aparenta ser, pelas atitudes

Não se trata de verificar apenas quais palavras foram empregadas, mas principalmente de analisar as condições nas quais essas palavras foram produzidas: o sentido é, pois, determinado sócio-historicamente.(wiki)

materialismo histórico

metodologia em  Marx e Engels que explica a sociedade através da materialidade da vida, descreveram as mudanças ocorridas historicamente na produção coletiva de meios de vida, as relações de trabalho e condições econômicas.

Materialismo histórico – Wikipédia, a enciclopédia livre

O que é Materialismo Histórico? - Toda Matéria

Karl Marx - Materialismo Histórico - YouTube

 diáspora

 relativo a ideiais, ideologias, epistemologias, filosofias, sociologias e pessoas das ex-colonias,  termo que muito usado para se referir migração e espalhamento do povo judeu pelo mundo, e agora os outros povos, como as ex-colonias distante, diferentes da metrópole.

Diáspora – Wikipédia, a enciclopédia livre

Significado de Diáspora - O que é, Conceito e Definição - Significados

 

 

 





Corriqueira

aulas com Adriana Calcanhoto
acontecendo agora aqui em Coimbra!!!

Construindo com o povo - este arquiete aproveita o conhecimento de construção popular
assan Fathy Architect of The Poor Part 1
Livro

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Boas vindas ao CES

Boas vindas ao CES

Fui acolhida pela senhora Alexandra no CES, pela senhora Olga no centro de estudantes estrangeiros UC, Inês da Biblioteca do CES.

Primeiros passos

A supervisão, o que escreveu, o que leu, o que ler, escrever, o projeto, o relatório...
As leituras Pedro Hespanha, Luciane, Lucas dos Santos, Boa Ventura, Paul Singer...
Os eventos
seminários, aulas inaugurais, summer school
O curriculo e seus locais de atualização,
Os acessos, internet wifi, site, biblioteca...

Seminário 1 - Pedro Hespanha sobre Escola Popular na Argentina 14/02
mostra fotografica


No sul tem na UFSC  Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica


Outros acolhimentos
 *não oficais*
Pela turma do Brasil daqui
Teatro no convento Sao francisco de Coimbra
Fetsa de mascara em Coimbra no RS


Uma pena...
publicar sem perecer
Epistemologias do Sul: lutas, saberes e ideias de futuro

Agenda CES Suzy