quarta-feira, 1 de março de 2017

Publicações Supervisora



Luciane Lucas Dos Santos

FORMAS SUTIS DE DOMINAÇÃO HIERARQUIZADA: CORPO E FEMINIZAÇÃO DA POBREZA
LUCAS, Luciane; HOFF, Tânia. Formas sutis de dominação hierarquizada: Corpo e feminização da pobreza. Ex æquo, 2008, 17: 133-154.

Consumo, hierarquias sociais e colonialidade económica: na contramão de uma banalização da consciência"

Mercados de trocas e moedas sociaisem Portugal continental: os desafiosde uma cultura de emancipação social
DOS SANTOS, Luciane Lucas; DA SILVA, Beatriz Caitana. Mercados de trocas e moedas sociais em Portugal continental: os desafios de uma cultura de emancipação social. Otra Economía, 2014, 8.15: 210-229.


A face oculta da caridade
LUCAS, Luciane; HOFF, Tânia. A face oculta da caridade: linhas de força e de fratura no discurso midiático do bem. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, 2009, 38: 28-36.

Mapeando economia solidária em portugal
HESPANHA, Pedro, et al. Mapeando as iniciativas de economia solidária em Portugal: algumas considerações teóricas e práticas. In: Colóquio Internacional Epistemologias do Sul: aprendizagens globais Sul-Sul, Sul-Norte e Norte-Sul-Actas. Centro de Estudos Sociais, 2015. p. 465-475.


a educação para o consumo

Traducción intercultural como proceso educativo: perspectivas dialógicas entre laEconomía Solidaria y las Economías Originarias Campesinas1

RESISTÊNCIA E EMANCIPAÇÃO SOCIAL: 1A cidadania como condição participante na construção daprodução simbólica

DA CRONOBIOLOGIA AOS NEUROCOSMÉTICOS:O ADVENTO DO CORPO-MÍDIA NO DISCURSOPUBLICITÁRIO DA BELEZA


x Lucas dos Santos, Luciane (2016), Economias andinas, cosmovisão e territorialidade no altiplano boliviano, in Luis Ignácio Gaiger; Aline Mendonça dos Santos (org.), Solidariedade Popular e Emancipações. Porto Alegre: Edunisinos

nome da coisa. Sobre a invisibilidade e a ausência de reconhecimento institucional da Economia Solidária em Portugal

2016-03-09 Jornal de Notícias Vamos brincar às trocas

2013-08-01 Revista Forum [Brasil]

Violências Invisíveis

A fome como cerceamento de direito político: comunicação contra-hegemônica e soberania alimentar [Texto integral]
 SANTOS, Luciane Lucas dos. A fome como cerceamento de direito político: comunicação contra-hegemônica e soberania alimentar. e-cadernos ces, 2008, 02.

A hora da “personalização em massa”: do consumo de informações à algoritmização do cotidiano 

2012-03-01 Rua Larga, Revista da Reitoria da UC

A Economia Solidária, os Investigadores Sociais e a Crise

Título da página eletrónica: Energia elétrica, ambiental e socialmente limpa

O enquadramento midiático da sustentabilidade e o papel da mídia na assimilação social do consumo sustentável  
DOS SANTOS, Luciane Lucas. O enquadramento midiático da sustentabilidade e o papel da mídia na assimilação social do consumo sustentável. 2006.

Comunicação e consumo sustentável: das entrelinhas ... - eGov UFSCwww.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/33409-42903-1-PB.pdf

Comunicação e consumo sustentável: das entrelinhas do capitalismo leve ao enquadramento da sustentabilidade na mídia 

DOS SANTOS, Luciane Lucas. Comunicação e consumo sustentável: das entrelinhas do capitalismo leve ao enquadramento da sustentabilidade na mídia. Fronteiras-estudos midiáticos, 2005, 7.3: 223-233.

SANTOS, Luciane Lucas dos. O mito do consumo como ato individual. Revista Ética: pensar a vida e viver o pensamento. Afetos & Consumo, São Paulo, 2011, 20.

017-04-20 Canal CES
Algumas questões prévias sobre a Economia Solidária em Portugal
Luciane Lucas dos Santos | Pedro Hespanha
Apresentação de algumas questões relevantes para a caraterização das iniciativas de economia solidária em Portugal e sua distinção relativamente a outras formas de ação solidária como a Economia Social ou o Empreendedorismo Social, designadamente a sua democraticidade interna, a sua autonomia de funcionamento e de gestão, a relativa invisibilidade e informalidade e a falta de reconhecimento pelo Estado e instituições públicas.

2016-06-09 Canal CES
Consumo, hierarquias sociais e colonialidade económica: na contramão de uma banalização da consciência
O consumo ocupa hoje um lugar central na vida cotidiana e hoje disputa com o trabalho o lugar de referência na construção das identidades. Neste sentido, este seminário busca problematizar a relação entre o consumo e a naturalização de hierarquias sociais - de gênero, étnico-raciais, de classe, de identidade sexual -, questionando os limites de um discurso que apele à consciência, se mantida a perspectiva da distinção social no consumo. São debatidos também o mito do consumo como ato individual e racional e o consumo produtivo como engrenagem pouco visível que, à semelhança do consumo de bens e signos, também comunica coisas: neste caso, a respeito de relações assimétricas de poder no jogo geopolítico. Primordialmente, este seminário busca desvelar, no âmbito de uma teoria pós-colonial e/ou decolonial do consumo, a relação entre consumo e colonialidade económica, evidenciando o caráter epistêmico e político desta conexão oculta, de modo a apontar alguns de seus efeitos ambientais, estéticos e culturais. 
Luciane Lucas dos Santos

2016-02-25 Canal CES
ALICE Interview 22
René Ramírez Gallegos - Académico, Economista, Mestre em Desenvolvimento Económico pelo Instituto de Estudos Sociais da Holanda, Mestre em Governo e Políticas públicas pela Faculdade Latinoamericana de Ciências Socias do México.
Desempenhou funções com Secretário Nacional de planificação e Desenvolvimento, Secretário do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Presidente do Conselho Nacional de Ensino Superior, Presidente da Empresa Pública Yachay EP, Presidente da direcção do Instituto Equatoriano de Propriedade Intelectual, Presidente da direcção do Instituto Equatoriano de Crédito e Subvenções para a Educação, Presidente Pro Témpore do Conselho para a Ciência, Tecnologia e Inovação da União Nacional Sul-Americanas, Presidente do Conselho Nacional de Modernização do Estado, Presidente do Conselho de Administração do Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para América Latina, Coordenador do Centro de Pesquisas Sociais do Milénio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais no Equador, Professor da Pontificia Universidad Católica do Equador, Universidade Andina Simón Bolivar e da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais do Equador. [PT]


2015-09-16 Canal CES
Esferas públicas críticas e deliberação - um desafio comunicativo da democracia contemporânea
Antoni Jesús Aguiló | Luciane Lucas dos Santos | Isabel C. F. Villela

2015-05-18 Canal CES
Paisagens da Ilha: educação, patrimônio e museu no Meio Norte do Brasil
Lorena Sancho Querol | Luciane Lucas dos Santos | Áurea da Paz Pinheiro

2014-12-02 Canal CES
Quando o Orçamento Participativo e as Moedas Sociais se encontram
Giovanni Allegretti | Luciane Lucas dos Santos
A moeda social tem adquirido cada vez mais importância no cenário internacional. Vários países a utilizam, seja para evitar a evasão de recursos das comunidades - fortalecendo a economia de proximidade - seja para estimular, no tecido comunitário, o reconhecimento e a circulação de competências e saberes das pessoas. Da mesma forma, os Orçamentos Participativos se multiplicam em vários países e continentes,  reiterando a participação das comunidades nas decisões importantes que dizem respeito aos territórios. Partindo dos pontos comuns e das particularidades de cada um, este seminário busca identificar as possíveis sinergias entre a moeda social e o OP no âmbito do desenvolvimento local nas freguesias e distritos de Portugal.

2014-06-29 Diário de Coimbra
Colóquio trouxe a Coimbra povos indígenas brasileiros
Numa iniciativa do Centro de Estudos Sociais (CES), decorreu esta semana no auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
(FEUC) o colóquio internacional “Território, Interculturalidade e Bem-Viver: as lutas dos povos indígenas do Brasil”.

2014-05-05 Canal CES
Religião e... Epistemologias do Sul
Élida Lauris | Luciane Lucas dos Santos
Luciane Lucas apresentou uma comunicação intitulada "Territorialidade, Cosmovisão e Economia Indígena: espiritualidade e outras lógicas de organização material da vida", na qual abordou a cosmovisão Guajajara, trazendo, também, para o debate, algumas reflexões sobre a cosmovisão andina, evidenciando que estes sistemas de pensamento têm a contribuir para maior ampliação da conceção de direito e para a re-significação de conceitos até então nunca postos efetivamente em causa, tais como o de desenvolvimento, crescimento e distribuição de riqueza.
Élida Lauris fez uma reflexão crítica sobre as condições de desenvolvimento dos mecanismos de acesso à justiça, à luz de uma abordagem culturalista do direito e de uma proposta de um constitucionalismo transformador, no qual o conceito de autoridade está em disputa. Procurou articular a reflexão sobre a institucionalidade religiosa com as lutas pelo reconhecimento dos direitos constitucionais.


017-04-20   Canal CES

Algumas questões prévias sobre a Economia Solidária em Portugal
Apresentação de algumas questões relevantes para a caraterização das iniciativas de economia solidária em Portugal e sua distinção relativamente a outras formas de ação solidária como a Economia Social ou o Empreendedorismo Social, designadamente a sua democraticidade interna, a sua autonomia de funcionamento e de gestão, a relativa invisibilidade e informalidade e a falta de reconhecimento pelo Estado e instituições públicas.

conversa Esquinada Consumo Acrítico Casa da Esquina

Café Filosófico: Consumo e trabalho na crise da sociedade contemporânea -- Luciane Lucas


serve o consumo para pensar? blog

videos que ela recomendo na pagina do youtube

ALICE ADVANCED SEMINAR #10 -Colóquio "Território, Interculturalidade e Bem-Viver"
ALICE ADVANCED SEMINAR #11 - Colóquio "Território, Interculturalidade e Bem-Viver" (Segunda Parte)
ALICE ADVANCED SEMINAR #9 - Colóquio "Território, Interculturalidade e Bem-Viver" (Terceira Parte)
de ALICE CES


Nenhum comentário:

Postar um comentário