pagina boaventura
no video: desmercantilizar, democratizar, descolonizar
Para alem do pensamento abissal - Boaventura
Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes
Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências* boaventura
sociologia das ausências e as cinco ecologias
a sociologia das ausências,
a sociologia das emergências
e o trabalho de tradução. p. 237
debate entre realismo e construtivismo
debate entre estruturalismo e existencialismo p.240
razão metonímia
o todo tem absoluta primazia sobre cada uma das partes que o compõem p.242
O olhar que vê uma pessoa cultivar a terra com uma enxada não consegue ver nela senão o camponês pré-moderno.p.245
sociologia das ausências.- o que não existe é, na verdade, activamente produzido como tal, isto é, como uma alternativa não-credível ao que existe.p.246
O que une as diferentes lógicas de produção de não-existência é serem
todas elas manifestações da mesma monocultura racional.p.247
tem coisa que dói mais ler
O que é que existe na mulher que é independente da sua relação com o homem?p.246
Como diz Bloch, os conceitos fundamentais não são acessíveis
sem uma teoria das emoções (1995: 306).p.257
p42
tensão entre os termos igualdade e diferença, redistribuição e reconhecimento p.37
diálogo pela hermeneutica diatópica - uma prática de interpretação e tradução entre culturas através da qual se amplia a conscoência da incompletude de cada cultura envolvida no diálogo e se cria a disponibilidade para a construção de formas hibridas de dignidade humana mais ricas e amplamente partilhadas. p.38
no video: desmercantilizar, democratizar, descolonizar
Epistemologias do Sul um resumão do livro epistemologias do sul, o que você vai encontar em cada capítulo, publicado numa revista portuguesa de educação, fala do colonialismo comentado por Quijano
cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes/pensamento-e.../file.html o pdf do livro epistemologia do sul de Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Meneses.
Para alem do pensamento abissal - Boaventura
Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes
ciência é unica forma de conhecimento
legal x ilegal
verdade x falso
ciencia x filosofia x teologia há uma linha abissal aqui q separa estas que não podem ser verificadas nem provadas
saberes das vivências incompreeensivel, incomensuravel, invisivel - outra linha abissal
negação da coexistencia
colonia x europa
povos selvagens sem alma - tratado de tordesilhas
a linha se amplia na decada de 70 e muito mais coisa passa a ser invisivel
regulação/emancipação x apropriação/violência
regresso do colonial e do colonizado
cosmopolito
subalterno
- terrorista
- imigrante
- refugiado
facismo
- social
- contratual - privatizações
- territorial
não cidadãos - perigosos selvagens coloniais
sociologia das emergências
- novas construções de sentido
- compreensão
- transformação
ecologia da temporalidade - coexistência
ecologia dos saberes
- diversidades epistemologicas
- pluralidade de conhecimentos
ser e ter
somos nossas crenças - temos nossas ideias
este lado da linha como sujeito do conhecimento do outro objeto de conhecimento
epistemologias feministas e pós coloniais
interação e interdependência entre os saberes científicos e não-científicos
incompletude de um conhecimento
intersubjetividade
ecologia da trans-escala sair do local para o global e vice-versa
epistemologia das consequências
a conclusão faz perguntas do tipo:
Como distinguir entre os vários conhecimentos
não-científicos?
Como distinguir
incomensurabilidade, contradição, incompatibilidade e complementaridade?
De onde provém a vontade de traduzir?
como saber o que é uma alternativa ao capitalismo de uma alternativa dentro do capitalismo? p.93
Sobre(vidas)A economia informale a inclusão social depúblicos desfavorecidos
mercado informal em portugal, não li
O social e o politico
sociologia das ausencias - boaventura
mercado informal em portugal, não li
O social e o politico
sociologia das ausencias - boaventura
Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências* boaventura
sociologia das ausências e as cinco ecologias
a sociologia das ausências,
a sociologia das emergências
e o trabalho de tradução. p. 237
debate entre realismo e construtivismo
debate entre estruturalismo e existencialismo p.240
razão metonímia
o todo tem absoluta primazia sobre cada uma das partes que o compõem p.242
O olhar que vê uma pessoa cultivar a terra com uma enxada não consegue ver nela senão o camponês pré-moderno.p.245
sociologia das ausências.- o que não existe é, na verdade, activamente produzido como tal, isto é, como uma alternativa não-credível ao que existe.p.246
O que une as diferentes lógicas de produção de não-existência é serem
todas elas manifestações da mesma monocultura racional.p.247
tem coisa que dói mais ler
O que é que existe na mulher que é independente da sua relação com o homem?p.246
Como diz Bloch, os conceitos fundamentais não são acessíveis
sem uma teoria das emoções (1995: 306).p.257
p42
A ideia de multiplicidade e de relações não destrutivas entre os agentes que a compõem é dada pelo conceito de ecologia:
ecologia de saberes, x hegemonico/cientifico
ecologia de temporalidades x tempo linear
ecologia de reconhecimentos x classificação social e desqualificação
ecologia da trans-escala - tudo que é local e não global
ecologia de produções e distribuições sociais x produtividade capitalista, negando todas as outras formas de produção
Comum a todas estas ecologias é a ideia de que a realidade não pode ser reduzida ao que existe.
motivação para o trabalho de tradução: “o meu problema é como ir buscar o melhor que tem a civilização indiana e, ao mesmo tempo, manter viva a minha imaginação moderna
e democrática” (Vishvanathan, 2000: 12). p.264
0 CASO DO SKYLAB - Estudo Geral
motivação para o trabalho de tradução: “o meu problema é como ir buscar o melhor que tem a civilização indiana e, ao mesmo tempo, manter viva a minha imaginação moderna
e democrática” (Vishvanathan, 2000: 12). p.264
0 CASO DO SKYLAB - Estudo Geral
tres primeiras paginas...
experiências sociais vividas
nossa compreensão sobre a ação
Introdução para ampliar a cânone do reconhecimento, da diferença e da igualdade
Boaventura de sousa santos e João arriscado nunes
Boaventura de sousa santos e João arriscado nunes
multiculturalismo? celebração ou reconhecimento das diferenças p.5 é uma lógica do capital global? p.8 versão emancipatória reconhece a diferença, do direito a diferença, da coexistência e construção de uma vida em comum para além da diferença de vários tipos. p.10
o colapso do cultural no econômico lowe e loid 1997 p.11
são os próprios processos característicos da dinâmicas diferenciadas e desiguais do capitalismo que geram contradições e lutas de diferentes tipos, que não são todas simplesmente integráveis ou subordináveis à luta de classes, e que não têm necessariamente o espaço nacional como espaço privilegiado. p.13
o colapso do cultural no econômico lowe e loid 1997 p.11
são os próprios processos característicos da dinâmicas diferenciadas e desiguais do capitalismo que geram contradições e lutas de diferentes tipos, que não são todas simplesmente integráveis ou subordináveis à luta de classes, e que não têm necessariamente o espaço nacional como espaço privilegiado. p.13
eu: as lutas são separadas, parece um enfraquecer...
por um lado a singularidade histórica de experiências locais p.15
A feminização e racialização das lutas constituiriam, nesta linha, expressões transfiguradas, como diria bordieu, de conradições que continuam a ser, em última análise, contradições de classe. p.16
potencialidades emancipatorias das alternativas sofrem de dois tipos de limitação:
caracter negativo e reativo - sem o qual as expriencias locais são reduzidas ao tradicional
caráter local - só ultrapassado pela mediação constituída pelo sistema que residem p.17
por um lado a singularidade histórica de experiências locais p.15
A feminização e racialização das lutas constituiriam, nesta linha, expressões transfiguradas, como diria bordieu, de conradições que continuam a ser, em última análise, contradições de classe. p.16
potencialidades emancipatorias das alternativas sofrem de dois tipos de limitação:
caracter negativo e reativo - sem o qual as expriencias locais são reduzidas ao tradicional
caráter local - só ultrapassado pela mediação constituída pelo sistema que residem p.17
sociologina das audencias e teoria da tradução são recursos essenciais para evitar a reconstruçao de discursos e práticas que caiam na armadilha de reproduzir concepções e precocupações eurocêntricas p. 22
Através da análise de vários casos de luta pelo reconhecimento dos direitos coletivos dos povos indígenas e pela visibilidade institucional deste, Marés mostra como a causa dos povos indígenas passou por diferentes experiências de confrontação com o Estado, com graus de sucessos distintos. p.24
a territorialidade é uma dimensão fundamental da afirmação destes direitos coletivos p.24
também um monte de coisa legal na pagina 24 25 e 26
Através da análise de vários casos de luta pelo reconhecimento dos direitos coletivos dos povos indígenas e pela visibilidade institucional deste, Marés mostra como a causa dos povos indígenas passou por diferentes experiências de confrontação com o Estado, com graus de sucessos distintos. p.24
a territorialidade é uma dimensão fundamental da afirmação destes direitos coletivos p.24
também um monte de coisa legal na pagina 24 25 e 26
tensão entre os termos igualdade e diferença, redistribuição e reconhecimento p.37
diálogo pela hermeneutica diatópica - uma prática de interpretação e tradução entre culturas através da qual se amplia a conscoência da incompletude de cada cultura envolvida no diálogo e se cria a disponibilidade para a construção de formas hibridas de dignidade humana mais ricas e amplamente partilhadas. p.38
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