demoliberal p.157
democracia deliberativa
não mercantilização
não rentabilidade das culturas bens e valores p.158
economismo no poder - 3 dimensões
-poder como autoridade coletiva partilhada
-autodeterminação como experiência coletiva
-dignidade como coexistência p.158
fazer quase tudo de outra maneira p.159
forma de trabalho não hierarquisada p.159
-aprendizado se transforma em sociabilidade de autoridade compartilhada
-processo coletivo transformadores p.160
subjetividades/sociabilidades
aprender na pratica
-confuso
-problematico
- ciou vinculos
projetos de autogestão com autogestão
as mulheres encontram espaços para serem reconhecidas p.160
produção do bem estar coletivo p.160
sua capacidade de liderança não é capaz de fazer política pública, faz parte de um coletivo p.163
protagonismo e liderança p.164
economia pela troca e redistribuição
o poder aqui é energia, força, vitalidade que, compartilhado com o coletivo, se transforma em autoridade para se chegar a plenitude concreta dos bens comuns p.164
autodeterminação como experiência coletiva p.165
autodeterminação das mulheres
criam instrumentos
mecanismos
estratégias
metodologias
para jogar is seus papeis de articulação e autoridades
importância da firmeza, da diferenciação entre homens e mulheres pelo uso da calma, do tempo e das palavras p.167
assédio deve ser desmontado pq é um modo de te dirimir - ai como doi isso, ver que não é só contigo q estes absurdos acontecem, mas com muitas, e jogar faz parte da estratégia de poder, saco, por que por que POR QUE PQP
complexo manual de procedimentos que necessitam para que nada possa ser usado contra elas p.168
liderança q aprecia e diz prática
turar todas as diferenças e haver amor
sustentar e infraestruturar a vida é um trabalho produtivo e, por isso é de responsabilidade da família e do coletivo p.172
metanarrativa? dentro ou para além da narrativa
demoliberal? vertente do liberalismo do pos guerra, menos selvagem q o neoliberalismo, prevê força do estado no controle do mercado.
Todo o trabalho é produtivo:economias de abundância e da sobriedade em (RE)pensar a democracia www.obencomun.galfeminista pós-colonialista
Cunha, Teresa (2017), Todo o trabalho é produtivo: economias de abundância e da sobriedade, in Xoán Hermida (org.), [Re]Pensar a Democracia. Compostela: Obencomún, 101 - 134
Ufah ainda bem que tem o Anderson, porque digerir o que se encontra escrito na internet... ninguém merece!
pós-colonial? a venda do trabalho nas e pelas pessoas da antiga colonia
neocolonial? o mercado nas antigas colonias (j\a no século XVII e XIX
todo o trabalho é produção
tudo vira mercadoria => neocolonialismo
as outras economias p.107
pensamentos alternatovos de alternativas ( santos, menezes 2009)
SOCIOECONOMIA
profundamente imbricada entre os modos sociais de existir e organizar e distribuir recursos para todos p.108
conceito de pós-colonial p.109
teorizar de outro lugar ainda q contrarie pressupostos p108-109
multiplicidade e desordenamento de centros
imaginação sociológica p.109
patriarcado
colonialismo
capitalismo
entrada nas suas conversas, criando espaços de intercambio solidário c elas e praticando a humildade pascalina, são propostas epistemológica.
troika?
neo
pos
colonialismo
113-144 referencia a luciane
preço e valor são continuamente desconstruídospara que o acesso aos bens e rendimentos seja democratizado
distópico
capitalista p.120
decrescimento e pós-desenvolvimento
forma constelar de produção do conhecimento
constelar p.115
alforriadas ignorância e surdezes p.116
fronteira entre o formal e o informal p.118
abundância e sobriedade p.122
pergunta as mulheres
trabalha? qual a profissão
resposta
não, estou em casa ou no caso do brasil sou dona-de-casa hehe
economia da abundancia, continua a ser subproduto da exploração e desapropriação p.125
fala da justa tram 9referência sete)
justa trama.com.br
camiseta vai custar iguala umda de marca
bens e recursos nunca podem ser reduzidos a mercadoria p.127
sobriedade é uma condição que democratiza a democracia, pq nos grupos as decisões são partilhadas p.129
sobriedade é aplicada a justa medida das coisas, par que as pessoas vivam bem. p.129
politica reduz tributos
respeito não é obediência p.130
pos-colonialismo éas pessoas e suas terras
antropopoliocentrico
neo-colonialismo mercado
Cunha, Teresa (2015), Women InPower Women. Outras economias criadas e lideradas por mulheres no Sul não-imperial. Buenos Aires: CLACSO
Cunha, Teresa; de Sousa Santos, Boaventura (orgs.) (2015), Epistemologias do Sul. Aprendizagens globais Sul-Sul, Sul-Norte e Norte-Sul, Actas. Coimbra: Centro de Estudos Sociais
Cunha, Teresa (2016), O Xitique Delas e as iniciativas econômicas de mulheres em Moçambique, in Luiz Inácio Germany Gaiger; Aline Mendonça dos Santos (org.), SOLIDARIEDADE E ALTERNATIVAS SOCIAIS. TRAJETÓRIAS E EXPERIÊNCIAS. S. Leopoldo: UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
Nessa parte do demoliberal, pensei que era o liberalismo do Temer, o demo... Kkkk
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