Identidade
O Medo ao Pequeno Número - Ensaio Sobre a Geografia da Raiva Appadurai,Arjun Iluminuras Research gate o pdf até a pg 89 - resumido em postagem propri
Identidade fluida no pós modernisnmo de Bauman Vertigens pós-modernas (Giddens, Touraine, Bauman) Não é um sistema é um processo spinosa kafka mesma coisa que o boaventura falou
Manuela Carneiro cunha O futuro da questão indígena - SciELO
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A definição de identidade Identidade é a qualidade de idêntico. É o reconhecimento de que o indivíduo é o próprio. É o conjunto de caracteresparticulares, que identificam uma pessoa, como nome, data de nascimento, sexo, filiação, impressão digital etc.
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A identidade também é a consciência que uma pessoa tem dela própria e que a torna em alguém diferente das outras. Embora muitos dos traços que constituem a identidade sejam hereditários ou inatos, o meio envolvente exerce influência sobre a conformação da especificidade de cada indivíduo. Por isso, pode-se dizer que uma pessoa “anda em busca da sua identidade” ou expressões semelhantes.
Neste sentido, a ideia de identidade está associada a algo próprio, uma realidade interior que pode ficar oculta atrás de atitudes ou comportamentos que, na realidade, não são próprios da pessoa: “Pus de parte a minha identidade e comecei a aceitar trabalhos que não me agradavam e com os quais não tinha nada em comum”.
O conceito de identidade sexual prende-se com o autoconceito de uma pessoa sobre sexualidade e género para se desenvolver na vida social. A noção vincula a dimensão biológica do ser humano com o aspecto cultural e a liberdade de escolha.
Entende-se por identidade algébrica a igualdade entre expressões algébricas que se verifica sempre a partir de qualquer valor das variáveis que intervêm: xM + xN = x(M + N) é uma identidade, pois qualquer que seja o valor das variáveis, existirá sempre uma igualdade.
IDENTIDADE E TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE:REPENSANDO ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS
trajetórias identitárias dos sujeitos, articulando as experiências objetivamente vividas com os sentidos que os sujeitos atribuem a estas... ...as identidades modernas estão entrando em colapso, porque um tipo diferente de mudança estrutural está transformando as sociedades desde o final do século passado, trazendo como resultado a fragmentação das paisagens culturais de classe, sexualidade, nacionalidade etc., que, no passado, nos forneciam sólidas localizações como indivíduos sociais p.30
trajetórias identitárias dos sujeitos, articulando as experiências objetivamente vividas com os sentidos que os sujeitos atribuem a estas... ...as identidades modernas estão entrando em colapso, porque um tipo diferente de mudança estrutural está transformando as sociedades desde o final do século passado, trazendo como resultado a fragmentação das paisagens culturais de classe, sexualidade, nacionalidade etc., que, no passado, nos forneciam sólidas localizações como indivíduos sociais p.30
ser e o modo de ser p.31
o eu e o não eu socialmente construido p.31
a centralidade da cultura na constituição da subjetividade, da própria identidade e da pessoa como um ator social.
A cultura, como componente das identidades e dos processos de subjetivação, gera uma compreensão de identidade como algo múltiplo, instável e dependente da adesão a grupos, afirmando uma identidade coletiva e não mais como uma realização individual p.31
Assim, identificar-se implica, sob a perspectiva individual, na constituição da representação de si e da auto-estima; no pertencimento a grupos ( Pessoal daqui gosta desta palavra pertencimento...) p.31
sobre trabalho e identidade..
Um conjunto de mudanças afetou de modo decisivo o mundo do trabalho, expressando-se particularmente no crescimento do desemprego e na precarização das formas de trabalho e dos direitos do trabalhador. Como conseqüência, são observadas profundas transformações na pró- pria configuração da classe trabalhadora, incorporando não só o proletariado fabril, mas a totalidade daqueles que vendem sua força de trabalho, p.
Maria Chalfin Coutinho é Psicóloga, prof UFSC, Coordena o Núcleo de Estudos do Trabalho e Constituição do Sujeito (NETCOS), no qual são desenvolvidos projetos de pesquisa e intervenção sobre os sujeitos inseridos no contexto contemporâneo.
Maria Chalfin Coutinho é Psicóloga, prof UFSC, Coordena o Núcleo de Estudos do Trabalho e Constituição do Sujeito (NETCOS), no qual são desenvolvidos projetos de pesquisa e intervenção sobre os sujeitos inseridos no contexto contemporâneo.
identidade pela narrativa
é na construção de histórias e mitos, e ao ouvir as histórias de outrem, que lidamos com nossa experiência e fazemos sentido de nossa realidade (bruner, 2002)p. 589
é por meio das narrativas que nos constituímos, que nos transformamos na pessoa que somos, ou seja, é por intermédio das histórias que nos contam e das histórias que contamos, inclusive sobre nós mesmos, que nos formamos e nos transformamos a cada dia, continuamente. p. 589 ainda o Bruner
narrativas são maneiras socialmente construídas de compreender o que uma vida é e o que uma pessoa é (fivushi) p.588
pg 599 muito massa historia de filme de pessoa que vira urso e assim entende o urso fodastico
youtube Judith Butler
Identidade do professor artigo scielo
identidades essencialistas o construccion de identidades politicas
SOBERANIA SEM TERRITORIALIDADE
Leia mais: Conceito de identidade - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/identidade#ixzz4f6v3vPfO
é na construção de histórias e mitos, e ao ouvir as histórias de outrem, que lidamos com nossa experiência e fazemos sentido de nossa realidade (bruner, 2002)p. 589
é por meio das narrativas que nos constituímos, que nos transformamos na pessoa que somos, ou seja, é por intermédio das histórias que nos contam e das histórias que contamos, inclusive sobre nós mesmos, que nos formamos e nos transformamos a cada dia, continuamente. p. 589 ainda o Bruner
narrativas são maneiras socialmente construídas de compreender o que uma vida é e o que uma pessoa é (fivushi) p.588
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O mistério da consciência: Do corpo e das emoções ao conhecimento de si Por António Damásio
sobre consciencia... claro que não li as seiscentas páginas... mas dei uma bisoiada...
o sentido de si
O que mais acontece no organismo e, especialmente, o que mais acontece no cérebro quando tomamos conhecimento de que estamos sentindo uma emoção, uma dor, ou, na verdade, quando tomamos conhecimento de qualquer coisa? p.24
o sentido de si também pelos outros
Em todos nós ocorrem estes fenômenos — mente, consciência na mente e comportamentos — e sabemos muito bem como eles se correlacionam entre si, primeiro graças à auto-analise, segundo em razão de nossa propensão natural a analisar os outros. p.33
consciencia e emoção
o mais revelador, é que consciência e emoção não são separáveis p. 40
conciência em duas partes central e complexa
a consciência central é um fenômeno biológico simples; possui apenas um nível de organização, é estável no decorrer da vida do organismo, não é exclusivamente humana e não depende da memória convencional, da memória operacional, do raciocínio ou da linguagem. Por outro lado, a consciência ampliada é um fenômeno biológico complexo, conta com vários níveis de organização e evolui no decorrer da vida do organismo. 41
consciencia organismo e objeto
a consciência consiste em construir um conhecimento sobre dois fatos: um organismo está empenhado em relacionar-se com algum objeto, e o objeto nessa relação causa uma mudança no organismo. p.47
Estudos abrangentes sobre percepção, aprendizado e memória e linguagem forneceram uma idéia operacional de como o cérebro processa um objeto, em termos sensoriais e motores, e uma idéia de como o conhecimento sobre um objeto pode ser armazenado na memória, categorizado em termos conceituais ou lingüísticos e recuperado na forma de evocação ou reconhecimento.p.48
Se as ações estão no cerne da sobrevivência e seu poder vincula-se à disponibilidade de imagens orientadoras, então um mecanismo capaz de maximizar a manipulação eficaz de imagens a serviço dos interesses de um organismo específico conferiria uma enorme vantagem aos organismos que o possuíssem, e esse mecanismo provavelmente teria prevalecido na evolução. A consciência é precisamente esse mecanismo. p.57
razão e emoção
a presumida oposição entre emoção e razão já não é aceita sem questionamento. Por exemplo, estudos em meu laboratório mostraram que a emoção integra os processos de raciocínio e decisão, seja isso bom ou mau.4 A princípio, isso pode parecer contrário à intuição, mas há indícios em favor dessa tese. p.83
Essas descobertas indicam que uma redução seletiva da emoção é no mínimo tão prejudicial para a racionalidade quanto a emoção excessiva.p.84
sentimento x emoção
estruturalismo
cultura humana - estrutura lingua - realidade concertadeiferenciada pela ideia
pós estruturalismo - a verdade depende docontexto historico de cada individuo
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Identidade do professor artigo scielo
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Espaço geográfico Guarani-Mbya: significado, constituição e uso MI Ladeira - 2008 - EdUSP
Espaço geográfico Guarani-Mbya: significado, constituição e uso. 2001 MI LADEIRA - 2001 - Tese (Doutorado em Geografia …
MI Ladeira - 2001 - … de Filosofia Ciências e Letras da …
V De Assis, IJ Garlet - Revista de Indias, 2004 - revistadeindias.revistas.csic.es
… Celeste CICCARONE, Drama e Sensibilidade: Migração Xamanismo e Mulheres Mbya Guarani,
Tese de Doutorado, São Paulo, PUS/SP, 2001, e Maria Inês LADEIRA, Espaço Geográfico
Guarani-Mbya: Significado, Constituição e Uso, Tese de Doutorado, São Paulo, USP …
Tese de Doutorado, São Paulo, PUS/SP, 2001, e Maria Inês LADEIRA, Espaço Geográfico
Guarani-Mbya: Significado, Constituição e Uso, Tese de Doutorado, São Paulo, USP …
Terras ocupadas? Territórios? Territorialidades
DT Gallois - Terras indígenas e unidades de conservação da …, 2004 - institutoiepe.org.br
… São Paulo: NHII-USP, 2004. LADEIRA, MI “Espaço geográfico Guarani-Mbya: significado,
constituição e uso” Departamento de Geografia, FFLCH-USP, 2001. Tese de doutorado.
OLIVEIRA FILHO, JP “Os poderes e as Terras Indígenas …
constituição e uso” Departamento de Geografia, FFLCH-USP, 2001. Tese de doutorado.
OLIVEIRA FILHO, JP “Os poderes e as Terras Indígenas …
Juventude e reprodução entre os Guarani-Mbyá da aldeia Morro da Saudade na periferia da cidade de São Paulo MAP Azevedo, RCF Adorno - Journal of Human Growth and …, 2007 - pepsic.bvsalud.org … Paraty – RJ. Núcleo de Estudos em Saúde de Populações [Indígenas/ENSP; 1996. 2. Ladeira
MI. Espaço geográfico Guarani-Mbyá: significado, constituição e uso[doutorado]. São Paulo:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP; 2001 …
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP; 2001 …
O
sistema agrícola Guarani Mbyá e seus cultivares de milho: um estudo de
caso na Aldeia Guarani da Ilha do Cardoso, município de Cananéia, SP AP Felipim - Piracicaba: Esalq, 2001 - teses.usp.br
Page 1. O SISTEMA AGRÍCOLA GUARANI MBYÁ E SEUS CULTIVARES DE MILHO: UM ESTUDO DE CASO NA ALDEIA GUARANI DA ILHA DO CARDOSO, MUNICÍPIO DE CANANÉIA, SP ADRIANA PEREZ FELIPIM Dissertação apresentada à Escola Superior de …
CA Brighenti - Cadernos PROLAM/USP, 2005 - revistas.usp.br. 33 Necessidade de Novos Paradigmas Ambientais Implicações e Contribuição Guarani Necessidade de Novos Paradigmas Ambientais Implicações e Contribuição Guarani Clovis Antonio Brighenti1* Resumo: O debate …
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