segunda-feira, 24 de abril de 2017

Identidade e Identidade indígena

Identidade

O Medo ao Pequeno Número - Ensaio Sobre a Geografia da Raiva Appadurai,Arjun Iluminuras Research gate o pdf até a pg 89 - resumido em postagem propri

Identidade fluida no pós modernisnmo de Bauman Vertigens pós-modernas (Giddens, Touraine, Bauman) Não é um sistema é um processo spinosa kafka mesma coisa que o boaventura falou


Historia dos Indios no Brasilindio no brasil livro 20 p dele

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A definição de identidade Identidade é a qualidade de idêntico. É o reconhecimento de que o indivíduo é o próprio. É o conjunto de caracteresparticulares, que identificam uma pessoa, como nome, data de nascimento, sexo, filiação, impressão digital etc.

A identidade também é a consciência que uma pessoa tem dela própria e que a torna em alguém diferente das outras. Embora muitos dos traços que constituem a identidade sejam hereditários ou inatos, o meio envolvente exerce influência sobre a conformação da especificidade de cada indivíduo. Por isso, pode-se dizer que uma pessoa “anda em busca da sua identidade” ou expressões semelhantes.
Neste sentido, a ideia de identidade está associada a algo próprio, uma realidade interior que pode ficar oculta atrás de atitudes ou comportamentos que, na realidade, não são próprios da pessoa: “Pus de parte a minha identidade e comecei a aceitar trabalhos que não me agradavam e com os quais não tinha nada em comum”.
O conceito de identidade sexual prende-se com o autoconceito de uma pessoa sobre sexualidade e género para se desenvolver na vida social. A noção vincula a dimensão biológica do ser humano com o aspecto cultural e a liberdade de escolha.
Entende-se por identidade algébrica a igualdade entre expressões algébricas que se verifica sempre a partir de qualquer valor das variáveis que intervêm: xM + xN = x(M + N) é uma identidade, pois qualquer que seja o valor das variáveis, existirá sempre uma igualdade.


IDENTIDADE E TRABALHO NA CONTEMPORANEIDADE:REPENSANDO ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS
trajetórias identitárias dos sujeitos, articulando as experiências objetivamente vividas com os sentidos que os sujeitos atribuem a estas... ...as identidades modernas estão entrando em colapso, porque um tipo diferente de mudança estrutural está transformando as sociedades desde o final do século passado, trazendo como resultado a fragmentação das paisagens culturais de classe, sexualidade, nacionalidade etc., que, no passado, nos forneciam sólidas localizações como indivíduos sociais p.30
ser e o modo de ser p.31
o eu e o não eu socialmente construido p.31
a centralidade da cultura na constituição da subjetividade, da própria identidade e da pessoa como um ator social.
 A cultura, como componente das identidades e dos processos de subjetivação, gera uma compreensão de identidade como algo múltiplo, instável e dependente da adesão a grupos, afirmando uma identidade coletiva e não mais como uma realização individual p.31
Assim, identificar-se implica, sob a perspectiva individual, na constituição da representação de si e da auto-estima; no pertencimento a grupos ( Pessoal daqui gosta desta palavra pertencimento...) p.31
sobre trabalho e identidade..
Um conjunto de mudanças afetou de modo decisivo o mundo do trabalho, expressando-se particularmente no crescimento do desemprego e na precarização das formas de trabalho e dos direitos do trabalhador. Como conseqüência, são observadas profundas transformações na pró- pria configuração da classe trabalhadora, incorporando não só o proletariado fabril, mas a totalidade daqueles que vendem sua força de trabalho, p.
Maria Chalfin Coutinho é Psicóloga, prof UFSC, Coordena o Núcleo de Estudos do Trabalho e Constituição do Sujeito (NETCOS), no qual são desenvolvidos projetos de pesquisa e intervenção sobre os sujeitos inseridos no contexto contemporâneo.
identidade pela narrativa
 é na construção de histórias e mitos, e ao ouvir as histórias de outrem, que lidamos com nossa experiência e fazemos sentido de nossa realidade  (bruner, 2002)p. 589
 é por meio das narrativas que nos constituímos, que nos transformamos na pessoa que somos, ou seja, é por intermédio das histórias que nos contam e das histórias que contamos, inclusive sobre nós mesmos, que nos formamos e nos transformamos a cada dia, continuamente. p. 589 ainda o Bruner
narrativas são maneiras socialmente construídas de compreender o que uma vida é e o que uma pessoa é (fivushi) p.588
pg 599 muito massa historia de filme de pessoa que vira urso e assim entende o urso fodastico

O mistério da consciência: Do corpo e das emoções ao conhecimento de si Por António Damásio

sobre consciencia... claro que não li as seiscentas páginas... mas dei uma bisoiada...
o sentido de si 
O que mais acontece no organismo e, especialmente, o que mais acontece no cérebro quando tomamos conhecimento de que estamos sentindo uma emoção, uma dor, ou, na verdade, quando tomamos conhecimento de qualquer coisa? p.24
o sentido de si também pelos outros
Em todos nós ocorrem estes fenômenos — mente, consciência na mente e comportamentos — e sabemos muito bem como eles se correlacionam entre si, primeiro graças à auto-analise, segundo em razão de nossa propensão natural a analisar os outros. p.33
consciencia e emoção
 o mais revelador, é que consciência e emoção não são separáveis p. 40
conciência em duas partes central e complexa
 a consciência central é um fenômeno biológico simples; possui apenas um nível de organização, é estável no decorrer da vida do organismo, não é exclusivamente humana e não depende da memória convencional, da memória operacional, do raciocínio ou da linguagem. Por outro lado, a consciência ampliada é um fenômeno biológico complexo, conta com vários níveis de organização e evolui no decorrer da vida do organismo. 41
consciencia organismo e objeto
a consciência consiste em construir um conhecimento sobre dois fatos: um organismo está empenhado em relacionar-se com algum objeto, e o objeto nessa relação causa uma mudança no organismo. p.47 
Estudos abrangentes sobre percepção, aprendizado e memória e linguagem forneceram uma idéia operacional de como o cérebro processa um objeto, em termos sensoriais e motores, e uma idéia de como o conhecimento sobre um objeto pode ser armazenado na memória, categorizado em termos conceituais ou lingüísticos e recuperado na forma de evocação ou reconhecimento.p.48
Se as ações estão no cerne da sobrevivência e seu poder vincula-se à disponibilidade de imagens orientadoras, então um mecanismo capaz de maximizar a manipulação eficaz de imagens a serviço dos interesses de um organismo específico conferiria uma enorme vantagem aos organismos que o possuíssem, e esse mecanismo provavelmente teria prevalecido na evolução. A consciência é precisamente esse mecanismo. p.57
razão e emoção
 a presumida oposição entre emoção e razão já não é aceita sem questionamento. Por exemplo, estudos em meu laboratório mostraram que a emoção integra os processos de raciocínio e decisão, seja isso bom ou mau.4 A princípio, isso pode parecer contrário à intuição, mas há indícios em favor dessa tese. p.83
Essas descobertas indicam que uma redução seletiva da emoção é no mínimo tão prejudicial para a racionalidade quanto a emoção excessiva.p.84
sentimento x emoção
estruturalismo
cultura humana - estrutura lingua - realidade concertadeiferenciada pela ideia
pós estruturalismo - a verdade depende docontexto historico de cada individuo


Espaço geográfico Guarani-mbya: significado, constituição e uso Por Maria Inês Ladeira

Tese do mesmo titulo mas dos guarany do espirito santo
youtube Judith Butler
Identidade do professor artigo scielo
identidades essencialistas o construccion de identidades politicas
SOBERANIA SEM TERRITORIALIDADE
Leia mais: Conceito de identidade - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/identidade#ixzz4f6v3vPfO

 Espaço geográfico Guarani-Mbya: significado, constituição e uso MI Ladeira - 2008 - EdUSP 

Espaço geográfico Guarani-Mbya: significado, constituição e uso. 2001 MI LADEIRA - 2001 - Tese (Doutorado em Geografia …

Espaço geográfico Guarani-Mbyá: significado, constituição e uso. São Paulo, 2001. 236p
V De Assis, IJ Garlet - Revista de Indias, 2004 - revistadeindias.revistas.csic.es
… Celeste CICCARONE, Drama e Sensibilidade: Migração Xamanismo e Mulheres Mbya Guarani,
Tese de Doutorado, São Paulo, PUS/SP, 2001, e Maria Inês LADEIRA, Espaço Geográfico
Guarani-Mbya: Significado, Constituição e Uso, Tese de Doutorado, São Paulo, USP …

Terras ocupadas? Territórios? Territorialidades 

DT Gallois - Terras indígenas e unidades de conservação da …, 2004 - institutoiepe.org.br
… São Paulo: NHII-USP, 2004. LADEIRA, MI “Espaço geográfico Guarani-Mbya: significado,
constituição e uso” Departamento de Geografia, FFLCH-USP, 2001. Tese de doutorado.
OLIVEIRA FILHO, JP “Os poderes e as Terras Indígenas …
Juventude e reprodução entre os Guarani-Mbyá da aldeia Morro da Saudade na periferia da cidade de São Paulo MAP Azevedo, RCF Adorno - Journal of Human Growth and …, 2007 - pepsic.bvsalud.org … Paraty – RJ. Núcleo de Estudos em Saúde de Populações [Indígenas/ENSP; 1996. 2. Ladeira
MI. Espaço geográfico Guarani-Mbyá: significado, constituição e uso[doutorado]. São Paulo:
Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP; 2001 …
Page 1. O SISTEMA AGRÍCOLA GUARANI MBYÁ E SEUS CULTIVARES DE MILHO: UM ESTUDO DE CASO NA ALDEIA GUARANI DA ILHA DO CARDOSO, MUNICÍPIO DE CANANÉIA, SP ADRIANA PEREZ FELIPIM Dissertação apresentada à Escola Superior de …
CA Brighenti - Cadernos PROLAM/USP, 2005 - revistas.usp.br. 33 Necessidade de Novos Paradigmas Ambientais Implicações e Contribuição Guarani Necessidade de Novos Paradigmas Ambientais Implicações e Contribuição Guarani Clovis Antonio Brighenti1* Resumo: O debate …


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