quarta-feira, 2 de agosto de 2017

pensando em visitar 1 - Portugal Miro e Canas Senhorim



Um conglomerado de iniciativas focados no 
saúde
esporte
lazer
cooperativa agrícula

conheci a iniciativa através da fala de Manuel cunha nogueira no seminário de ecosol do CES

Sede Social:R. Nª Srª da Conceição, 57 - Miro
Telef. 239 476 475
Fax. 239 476 868
Complexo Social de Miro:Rua da Portela, 40 - Miro
Telef. 239 476 763
Fax. 239 476 764
Telem. 927 964 300/1


Manuel Cunha Nogueira
Já estamos a trabalhar para quando tiver a oportunidade de degustar um produto "endógeno" da aldeia de Miro. Que este lhe seja servido num prato personalizado "Miro muito mais que um lugar".



Clareando o Significado de Endógeno adjetivo - Do interior para o exterior; que se origina no interior de um organismo, de um sistema ou se desenvolve pela influência de fatores externos.[Biologia] Que tem sua origem, desenvolvimento ou reprodução no interior do tecido de um órgão ou de um organismo: órgão endógeno; esporo endógeno; estrutura endógena.[Geologia] Endogênico; relacionado com o processo de metamorfismo (metamorfose) que acontece no interior de um planeta ou de uma lua.
Isto é bem pontuado na Fala do Sr Manuel, e ele mostra isto através de mapas de fluxo de interações entre pessoas locais produtos e serviços da região, fortalecendo as trocas os caminhos onde o dinheiro pode ser usado nas transações, mas acaba não saindo da localidade.
O que ressalta mais é que pode ser prioritariamente disfarçado de um desenvolvimento alternativo, uma alternativa ao desenvolvimento e um fortalecimento na linha do bem viver!
dois desafios
respeito a capacidade de conhecer, para decodificar a diversidade estrutural e cultural
desenvolver politicas para a diversidade territorializada

diferenciacao entre
 conhecimento planejamento - pah ainda focado no fetiche desenvolvimento
ciência e ação baseada em ciência

O planejamento, como (toda) práxis, envolve sujeito, objeto e processo: ação e retroação coordenadas e controladas por conhecimento e experiência, orientadas a fins compatíveis com devir alternativo ao destino.

Nenhuma das teorias espaciais leva em conta a existência de um outro subsistema econômico, coexistente com a economia moderna [...].apud santos 2007

A crise das economias capitalistas ocidentais nos anos setentas e oitentas revelou a falácia dessa presunção, demonstrando, numa prática dolorosa, a inconsistência dos programas de desenvolvimento de países pobres industrialmente subdesenvolvidos e de regiões pobres de países industrializados.

"[...] between 1960 and 1980 high development theory was virtualy buried" e, em seguida, se perguntar "Why did development economics fade away?" (Krugman, 1995, p. 23-29)

às expressões mais concretas do desenvolvimento - seu plano mais imediato de realização são a dimensão local e as interfaces entre os diferentes sistemas que a conformam como espaço de vida.

situado num sistema em rede
criticado por:
 1) tende a reduzir toda propulsão do desenvolvimento a um processo de aprendizagem coletiva incrustado no próprio sistema local - minimiza, portanto, as fontes de conhecimento e inovação em outras dimensões;
2) vincula os atores ao sistema por simplificações que desconsideram processos gerais de desenvolvimento desigual próprios do capitalismo, portanto,
3) obscurece a dialética entre as diversas escalas de ação e representação e
4) remete o fundamento dinâmico do desenvolvimento à competitividade de lugares e suas estruturações, criando ambiguidades importantes;
5) tende a reduzir o local a sua expressão urbana - pela via da indústria e dos serviços.
apud  Conti, 2005, p. 229-231

 kkk outro fetiche inovação
Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais

figuras que não entendi, me desculpe, são bonitas bem explicadas, não entendi, mas d~á para entender o texto sem elas,

planejamento como mediação de aço política

Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais


DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO E ... - Revista Voos

Desenvolvimento Local e Desenvolvimento Endógeno - FEE

Desenvolvimento Local e Desenvolvimento Endógeno: redes de cooperação 
Gevaci Carlos Perroni Gama de Oliveira** Mestre em Economia do Desenvolvimento pela PUC-RS e professor da Universidade Luterana do Brasil- ULBRA  Canoas. gevaciperroni@gmail.com


O desenvolvimento endógeno e o crescimento dualista assinalam que o processo de industrialização está freqüentemente associado à existência de uma cultura protoindustrial, baseada em atividades artesanais e comerciais e na disponibilidade de poupança originária das atividades agrícolas e comerciais. Reconhecem que as forças dinamizadoras do processo de crescimento e de transformação estrutural das economias locais são os processos de acumulação de capital e a mudança tecnológica.

infelizmente acumulação está aí 

O desenvolvimento endógeno propõe-se a atender às necessidades e demandas da população local através da participação ativa da comunidade envolvida. Mais do que obter ganhos em termos da posição ocupada pelo sistema produtivo local na divisão internacional ou nacional do trabalho, o objetivo é buscar o bem-estar econômico, social e cultural da comunidade local em seu conjunto. Além de influenciar os aspectos produtivos (agrícolas, industriais e de serviços), a estratégia de desenvolvimento procura também atuar sobre as dimensões sociais e culturais que afetam o bem-estar da sociedade. (BARQUERO, 2001, p. 39). 

muitos exemplos bons - porto alegre

Atuação em rede: uma experiência com as redes de cooperação

Um dos pontos centrais da teoria do desenvolvimento endógeno reside no fato de os sistemas de empresas locais e as relações entre as empresas parceiras formarem um dos mecanismos através dos quais se produzem os processos de crescimento e mudança estrutural nas economias locais e regionais

--------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Canas de Senhorim perto de Tondela 
não porque já teve urânio sendo extraído lá, ou o carnaval ou a feira medieval, mas porque foi dito que eles se auto regulam... o que seria isso?
grupo feminino de teatro  - amarelo silvestre

Participação de Boaventura no Colóquio “Canas Vive o Concelho - A Luta da Restauração do Concelho de Canas de Senhorim, Canas de Senhorim. 

Boaventura de Sousa Santos e João Arriscado Nunes
Introdução: para ampliar o cânone do reconhecimento, da diferença e da igualdade  descrito em outro post

JOSÉ MANUEL dE OLivEirA MENdES Só é vencido quem deixa de lutar”: Protesto e Estado democrático em Portugal

hummm - ainda há um depósito de urânio 
segundo Ranciere: A manifestação política é sempre pontual e os seus sujeitos sempre precários. A essência da política reside nos modos de subjectivação dissensuais que manifestam a diferença da sociedade em relação a ela própria... A política consiste em transformar o espaço de circulação definido pela polícia num espaço de manifestação de um sujeito. p.164

Nenhum comentário:

Postar um comentário